domingo, 27 de setembro de 2009

Deve-se dar limites as crianças para evitar frustrações no esporte?

Matéria vinculada no jornal Correio do Sul, demonstra que no esporte os limites são explorados e consequentemente algumas frustrações surgem, seja nos pequenos atletas, seja nos pais, que estão assistindo e dando apoio, e sem querer pressionando os filhos.

Jane Kellen Margutti, psicóloga, conversou sobre os limites e frustrações, para saber até que ponto estas crianças podem ser exploradas e quais são os problemas que podem surgir. Segundo Jane Kellen, nestas competições que envolvem crianças o que pode ou não acontecer nos jogos cabe aos professores, mas seus limites devem ser esclarecidos em casa, na educação passada pelos pais. " Limite tem a função de esclarecer o que não é permitido, é preciso deixar claro as consequências de estar ultrapassando estes limites, pois isso pode significar a busca pelo novo e ser positivo para o desenvolvimento da maturidade.

Tereza Korbis, funcionária da Celesc, tem dois filhos e diz que é importante que os filhos também saibam perder. " Sempre ensinei que as pessoas perdem e ganham, é bom ganhar, mas não somos os melhores em tudo. Meus filhos sempre foram bem instruídos".

Anelice Concci também da Celesc não tem filhos, mas acha correto colocar limites, as crianças não sabem perder, e quando tem a presença dos pais é mais frustrante ainda a derrota. "Tudo tem que ter limites".

Nenhum comentário: